Serviço policial nas ruas complica tráfico em São Paulo

Pequena-Operação realizada pela ROTA contou com a participação de todos os oficiais do batalhão e foram realizadas mais de 10 prisões.

 

Conhecida como "Mini-Saturação", as pequenas operações são realizadas de 2 em 2 meses pela ROTA, contando com apoio da Polícia Militar, para a busca e apreensão de narcóticos e outros artigos ilicitos. Nesta operação, foram realizadas 13 prisões e mais de 500kg de drogas apreendidas. Ao todo, houveram 13 prisões, sendo duas delas dos chefes de conexão do tráfico na Capital Paulista e 9 confrontos, resultando em 21 criminosos mortos. Abaixo, você confere algumas das ocorrências durante a pequena-operação.

 

Oficiais estendendo os braços como simbologia de preparação, honra e homenagem aos oficiais que tombaram diante da guerra de canudos.
 

CONFRONTO > Equipe ROTA Uno

Os oficiais de ROTA haviam acabado de chegar em um local onde fôra localizado pela RPP do 21º BPM/M 2ª Cia quando um dos suspeitos, de longe, começa a disparar contra os oficiais no local. Um dos stives da RPP acabou sendo acertado, e fôra puxado para trás da viatura de ROTA. Enquanto os oficiais dalí realizavam poucos disparos, um do rotarianos dava a volta. Ao dobrar a esquina, dá de cara com o suspeito, que, ao ver o oficial, começa a atirar, mudando o trajeto de fuga. O policial apenas agaixou-se e realizou 2 disparos, que foram suficientes para deitar o suspeito. Horas depois, o suspeito fôra identificado como Marcelo de Souza Mattos, mais conhecido como "Fiel". Mattos já havia sendo investigado pela Polícia Civil há 3 semanas por quadrilha especializada em bancos. Mattos tem uma grande ficha criminal e era um dos chefes da torcida organizada "Gaviões Da Fiel", do Sport Club Corinthians Paulista.

 

- A diretoria da torcida organizada solicitou que a foto do ocorrido não seja exibida.

 

ABORDAGEM > Comando Aguiar

Durante a Operação, saindo de uma períferia, um homem estava caminhando, porém, quando avistou a viatura da ROTA, mudou o seu percurso e colocou seu capuz. Pelo ato, foi abordado, onde colaborou e fôra tudo bem. Ao verificar o RG do individuo, cujo nome é Eduardo Sivirino estava foragido da justiça, pois, havia saído da prisão para o dia das mães, porém, não havia voltado. Fôra preso novamente, encaminhado ao DP, onde, a Polícia Civil assumiu o caso.

 

Durante a revista.

 

TRAFICANTE PRESO > Sub-Comando Aguiar

 

Durante o deslocamento a uma ocorrência, um individuo, de moto acelerou e entrou no meio da calçada, quando avistou a viatura com o highlight ligado. Ele, porém, sem sorte, acabou batendo contra uma parede. O pelotão de ROTA não teve muito trabalho e encostou onde o suspeito havia batido. Ele, ao ver os policiais, tentou correr, porém, um dos rotarianos apenas colocou o pé na frente, fazendo-o cair. Após ter caído, o sujeito acaba por render-se, desistindo da fuga. Foi revistado e foi encontrado em posse de uma grande quantidade de narcóticos, embalados, provavelmente para tráfico, além de dinheiro. Teve uma longa conversa com os policiais antes de ser encaminhado ao DP. O suspeito foi preso em flagrante pelo artigo 12 (Tráfico de drogas) e vai responder processo.

 

Oficiais de ROTA conversando com o suspeito.

 

ABORDAGEM > ROTA SETE

O pelotão 7 de ROTA realizava seu trajeto em direção a favela da cachaça, quando avistou um veículo que trafegava na contra-mão. Ao buzinar para o carro, o mesmo acelerou mas acabou por bater em um carro que estava parado pelo semáforo. Foi rendido pelos policiais e seu carro vistoriado. Em seu carro fôra encontrado cerca de 50kg de drogas no porta-malas, junto com armamentos restritos do exército, com chassi's raspado. Ele foi autuado em flagrante e encaminhado ao DP. A Polícia Civil cuidou do restante do caso.

 

INCURSÃO NA PERIFERIA > Comando Aguiar e Sub-Comando Aguiar

As principais equipes de ROTA chegam no morro do boi, próximo ao Paraísópolis, onde, segundo denúncias anônimas, o local estaria tomado por traficantes armados até os dentes. Com seus fuzis destravados e calmamente, com os faróis apagados chegando, as equipes chegam ao local. Sem serem percebidas, elas se dividem e vão por rumos diferentes, em objetivo de "limpar" a comunidade. Durante a incursão, houve uma intensa troca de tiros, porém, ninguém havia sido baleado. Continuando a incursão, uma pequena-casa é invadida, onde, é encontrada um laboratório de cocaína. Com os materiais já dentro de potes e pratos, junto com a cocaína e alguns pacotes embalados. O laboratório provavelmente estava funcionando a minutos atrás, porém, pelos disparos, os que trabalhavam no local supostamente fugiram.

 

Chegada no morro do boi.

 

O material foi apreendido e mais equipes de ROTA chegaram e recolheram todos os materiais. Logo, ocorre novamente mais uma intensa troca de tiros, dessa vez, dois suspeitos foram baleados. Foram rápidamente socorridos, porém, chegaram mortos ao Pronto Socorro.

 

Incursão no morro do boi.

 

-

 

Após a operação, houve uma denúncia de violencia policial contra a ROTA. A Corregedoria da Polícia Militar está investigando o caso e os oficiais acusados.