Patrulha Diária - Comando Aguiar

O patrulhamento ostensivo é essencial para a segurança de toda a população, onde ocorre diversas abordagens, ocorrências e apoio a companias. Aqui, acompanhamos na integra todo o patrulhamento de cada pelotão e suas ocorrências. Hoje, acompanhamos o pelotão COMANDO AGUIAR, em sua ronda, utilizando as novas viaturas Toyota SW4 recebidas pelo governo de São Paulo.

 

São Paulo, 27 de novembro ao 12:00.

 

Tenente Coronel Nick conversando com a equipe COMANDO 2 e equipe COMANDO AGUIAR.

 

Nick: Saímos todos, voltamos todos, ao fora de forma um brado de ROTA. Fora de forma... MARCHE!

*Todo o pessoal*: ROTA!


E após isso cada equipe vai pra sua viatura, se preparando pra mais um dia de árduas missões pelas ruas de São Paulo. Com calmarias e perigos, em um clima tranquilo e profissional em meio a tensão dos crimes. O comando aguiar é o último a sair do batalhão. Em meio ao clima quente e seco, os ventos fortes causam certo frio e a equipe retorna ao batalhão para cada um pegar o sobretudo e utilizar. O Major Kaique no volante, o Nick, de segundo homem, atento ao movimento e ligado ao rádio. Tenório e Luiz Fernando na equipe, servindo com inteligência e esperteza. O Comando Aguiar é formado somente para os melhores da corporação.

 

Comando Aguiar pelas ruas.

 

Logo um veículo desperta a atenção. Seu condutor, com atitudes suspeitas sob o volante chama a atenção da equipe. O Kaique encosta a viatura próxima ao veículo. Nick calmamente fala para o individuo encostar o veículo e desligar o motor. O cidadão obedece as ordens. Após isso, Nick manda-o para parede. Todos atentos ao movimento do individuo, apontando suas armas e Nick calmamente revista-o. Após não encontrar nada, cada oficial fica em sua posição: Kaique próximo a viatura, Luiz Fernando ao lado do cidadão e Tenório ao redor, observando a movimentação.

 

Nick conversando com o individuo abordado.

 

Após uma conversa, nada foi encontrado e fôra feita uma verificação na ficha do individuo, porém, limpo.

Nick: Desculpe-nos pela incoveniência, isso é só pra previnir a população da criminalidade. Disponha sempre da ROTA!

Após as palavras, a equipe volta a viatura e retorna a seu patrulhamento normal. Durante o patrulhamento, o Comando Aguiar tem de interferir em um sequestro, em que os individuos pedem uma quantia alta de dinheiro pela vida do refém. Chegando no local onde o refém está sendo mantido, junto com a quadrilha, Nick começa a negociar pelo refém. Após uma longa conversa com os sequestradores, Nick oferece a proposta de libera-los em caso de libertação do refém. Sem pensar duas vezes e sabendo que estão em minoria, aceitam. Eles fogem, deixando a vitima para trás. Nick, ao ir conferir a vitima, observa-a e nota vários machucados e cortes pelo rosto, sinal de que fôra agredida durante o sequestro. A equipe colocou-a na mesma viatura e levou-a ao batalhão.

 

Nick conversando com os sequestradores

 

No batalhão, a vitima, mais calma, contou como iniciou-se a situação. A Polícia Civil fôra chamada para cuidar da vitima e posteriormente do caso, porém, Nick havia visto os rostos dos sequestradores, então, facilitaria o trabalho. A vitima, após terminar de contar tudo, sentou-se e aguardou a chegada da Polícia Civil para busca-la e realizar o Boletim de Ocorrência. O Comando Aguiar volta as ruas, dessa vez, atrás da quadrilha de sequestro.

 

Vitima conversando com os policiais.

 

O pelotão, por sua vez, precisa recarregar as energias. Param em uma loja de conveniência, comprando café e biscoitos, para comerem e descansarem por alguns minutos.

 

*Telefone pessoal de Nick tocando*

Nick: Alô?

***: Eu tenho informações sobre esses sequestradores aí...

Nick: Oquê? Quem está falando?

***: Não importa o meu nome, vai querer as informações ou não?

Nick: Oque sabe?

***: Pois é... Eles estão com um novo refém e trocaram de veículo. Estão em uma van vermelha, placa ***** e bem armados. Sabe aos arredores de East Los Santos, Glen Park, Skate Park...? Eles estão dando voltas por alí. Dou um conselho para agir rápido, não parecem com uma cara boa.

Nick: Certo... Só uma pergunta, como sabe disso? Alô? Alô?

 

O telefone havia sido desligado no outro lado. Por mais que seja uma suposta informação, poderia ser ou um trote ou a chance de ouro de encontrar os criminosos. Mas como sabiam do sequestro? Não custava averiguar, oque fez Nick. Como estavam próximos, se deslocaram rápidamente e logo deram de frente com os sequestradores, em que, entraram em uma troca de tiros onde todos os sequestradores foram mortos. Após uma série de políticas, os corpos foram levados e o depoimento de todos foram pegos, inclusive dos cidadões que residem no local. Todos os procedimentos realizados e o Comando Aguiar retorna ao patrulhamento. Passando próximo ao batalhão da Polícia Militar, um sujeito observa a viatura e acaba correndo. Os policiais descem da viatura e saem atrás do individuo, que acaba por se render.

 

Suspeito sendo revistado

 

O individuo, no momento da revista, foi encontrado com uma grande quantidade de drogas, onde, foi autuado por tráfico. O individuo foi algemado e conduzido a viatura. Fôra levado ao DP e foi preso pelo artigo 12, de tráfico de drogas, por possuir quantidade onde possivelmente seria para comércio. Retornando ao trabalho, em que, mantém-se em seus últimos minutos de turno, uma última abordagem.

 

Momento da revista

Após a liberação do cidadão, um caminhão bate fortemente contra a viatura. Após a batida, surge um carro, onde, dois sujeitos descem, armados, atirando contra o pelotão. O motorista do caminhão também desce de seu veículo e atira contra a equipe. A equipe, cercada, apenas utilizando a viatura como escudo, revidam os disparos. Durante o tiroteio, os policiais se separam e Kaique leva um tiro no peito. Em meio a ver um dos companheiros caídos, Tenório corre para socorrer Kaique enquanto Luiz Fernando cobre ambos, disparando sem parar. Nick, calmamente, escondido, surpreende um dos suspeitos e com o modo semi-automático selecionado, dá 4 disparos em um dos, fazendo-o cair.

 

Momento em que Nick acerta o suspeito.

 

Após o suspeito cair, as miras se voltam contra Nick. A boa hora, para a reação do restante dos oficiais. Tenório e Luiz Fernando dispararam contra os suspeitos sem parar, deixando-os no chão. Três homens, que tentaram atacar o pelotão não obtiveram sucesso, pois, o único tiro que acertou um dos oficiais, Kaique, pegou no colete. Mais um dia de árdua missão, finalizada. Mais um dia a população descansa tranquilamente, com a ROTA na rua.

 

INFORMAÇÕES:

Dia: Domingo, dia 27 de Novembro de 2011
Duração: 4 horas.
Horário: 12:00 até 16:00

Tempo: Tempo seco, 19º

Oficiais participantes: Kaique, Luis, Nick e Tenório.