Patrulha Diária - ROTA

O patrulhamento ostensivo é essencial para a segurança de toda a população, onde ocorre diversas abordagens, ocorrências e apoio a companias. Aqui, acompanhamos na integra todo o patrulhamento de cada pelotão e suas ocorrências. Hoje, acompanhamos o pelotão 5 de ROTA, em sua ronda, utilizando viatura Blazer 2002 4.3.

 

São Paulo, 2 de dezembro as 15:00

 

 

Kaique: Pelotão, fora de forma! SENTIDO! - Licença, Comandante, Major PM Kaique apresentando primeiro e segundo pelotão de ROTA, sem novidade.

Nick: Positivo, pode mandar descansar.

Kaique: Pelotão, DESCANSAR!

 

Todos os homens em posição. Seriedade ao máximo para manter a concentração. Em meio aos ventos e clima frio em São Paulo, todos utilizando casaco, começa uma leve chuva. Os soldados sentem as gotas escorregando por suas boinas enquanto outras gotas deslizam pelo brasão e nas letras douradas do braçal. Nick começa a explicar o objetivo do patrulhamento ostensivo deste dia, que, em especial, seria para fazer buscas por todo o grande ABC em objetivo de apreensão de narcóticos, armamentos ilegais, pegar criminosos e foragidos da justiça.

 

Nick: Saímos todos, voltamos todos ao fora de forma um brado de ROTA. Fora de forma, MARCHE!

*Todo o pessoal*: ROTA!

 

Os dois pelotões saindo do batalhão.

 

Os dois pelotões se direcionam aos seus veículos e embarcam, focados no objetivo da missão. Saindo do batalhão, os pelotões se dividem, mantendo áreas de patrulhamento. Na primeira equipe, Tenente Lucas, como piloto, Nick como chefe da viatura, Tavares de terceiro homem e um novo estagiário, Diego Souza Lins, de quarto homem. Tudo normal, até que um suspeito é avistado pelos lados de uma praça, onde fôra abordado. O suspeito correu e Lucas fechou-o com a viatura. Após o ato, Lucas, mantém a mão direita no volante enquanto empunha a sua PT Taurus 24/7 em direção do suspeito. Ele ficou imóvel. Os oficiais desceram da viatura mirando suas armas no individuo, que, levantou as mãos, aparentando estar assustado.


Momento em que os oficiais empunham suas armas e Nick conversa com o suspeito calmamente.

 

Após uma conversa com o suspeito, ele foi revistado e seu RG checado, porém, nada encontrado. Depois de alguns minutos e uma conversa, o individuo fôra liberado. O pelotão retornou ao patrulhamento ostensivo, até que ocorre um incidente em que, eles, que estavam próximos ao local, vão para interferir. O Copom passou uma informação de denúncia anônima que haveria um confronto armado entre torcidas organizadas. Como o serviço é "pesado" demais a sub-divisões da Polícia Militar, o pelotão se desloca ao possivel local do confronto para fazer a segurança.

 

Pelotão de ROTA no suposto local do confronto.

 

O local estava bem vazio, quando derrepente surge duas vans, com escudos do corinthians e simbolos da gaviões. De longe se ouvia uma baderneira, porém, quando avistaram a viatura, o silêncio tomou conta. Todos que estavam com os braços para fora entraram para dentro da van e fecharam as pequenas bréchas das janelas. As vans passaram diretas. Minutos depois, surge um ônibus branco, com a mesma situação das vans: Barulho e baderneira. Em grande maioria, o pessoal trajado com roupas da torcida Independente, que, ao, avistarem a viatura, ficaram em silêncio, apenas encarando os 4 oficiais, que, retornaram os olhares.

 

Equipe de deslocando ao QTH do Comando Aguiar.

 

Retornando ao batalhão por ordem do comandante, durante o percurso, o pelotão Comando Aguiar, comandado pelo Major Kaique, pede apoio em uma abordagem. Tiburski, com eficiência e rapidez ao volante, acelera cortando os veículos pelas ruas, sem fecha-los. Nick liga o giroflex no modo rápido para mostrar o alerta, enquanto dava leves toques no display de sirene, apenas para aviso de retiro. Chegando no local, já estava tudo sob-controle, então, a equipe retirou-se e continuou sua trajeto ao batalhão aguiar.

 

Equipe Comando Aguiar no controle da situação.

 

-

 

INFORMAÇÕES:

Dia: Sexta, dia 2 de Dezembro de 2011

Duração: 4 horas.

Horário: 15:00 até 19:00

Tempo: Clima frio, 12º

Oficiais participantes:

Comando Aguiar > Kaique, Ramos, Luiz Fernando e Bustamante.

Pelotão Cinco de ROTA > Nick, Lucas, Tavares e Souza.