As Viaturas

Testada em 2010 e adquiridas em 2011, a Toyota Hilux SW4 é a nova viatura em que a corporação utiliza. Apesar de possuir apenas 60 viaturas para todo o batalhão, são os veículos mais utilizados pelos pelotões, devido a seu conforto e vantagens em questão de velocidade. (( Foto: Hilux SW4 por OsLopes ))

Blazer Advantage, recebidas após a atualização da Blazer realizada pela GM, são veículos de boa capacidade e já, conhecida como a "Nova Veraneio", por ter feito sua história no batalhão. Apesar da compra das Hilux SW4 realizadas pelo governo, esse modelo de viatura ainda é utilizado. (( Foto: Blazer 2009 por Snake3D ))

Blazer 2003 é mais uma das viaturas que compoem o serviço de policiamento ostensivo na metrópole. Sendo utilizadas a anos, as blazers se tornaram rápidamente um simbolo da ROTA, por seu estilo e sua força no motor. Apesar da nova frota de viaturas, ainda é utilizada pela ROTA. (( Foto: Blazer 2003 por BlackBoy. ))

A primeira versão da Blazer também foi utilizada pela ROTA. Sendo mais utilizada de 1995 até 2002, a blazer foi o ínicio da nova era da ROTA naqueles anos. Apesar de outros modelos GM Blazer ainda serem utilizadas no batalhão, a ROTA não utiliza mais o modelo de ano 95/98. Apenas algumas viaturas do Comando de Choque da ROTA são mantidas, mas apenas para treinamento. (( Foto: Blazer 1998 por OsLopes. ))

GM Veraneio, atualmente, apenas no pátio, desativada, é uma das viaturas que fizeram história nos anos 80/90 no grande estado de São Paulo. Ela, apesar de, desativada pela ROTA, é mantida viva em diversos temas quando relaciona-se "ROTA", como músicas, livros, artigos, etc. (( Foto: Veraneio 1990 por Leandro Lopes. ))

 

Sendo uma das primeiras viaturas de ROTA, essa veraneio, antecessora da tão conhecida "Porta-Mala" (Palavra popular quando relaciona ROTA e o seu porta-malas, dando o signifcado de que esta parte do veículo estava a portar muitos bandidos), a Veraneio, principalmente na época da ditadura militar, deixou um passado caótico e violento pelas ruas de São Paulo, hoje, diferente, com a ROTA evoluída e pronta para servir e proteger a população. (( Foto: Veraneio 1982 Autor Desconhecido. ))

 

 

O Armamento


Taurus PT100

A Pistola PT 100 é uma arma de fogo semi-automática de fabricação brasileira, produzida pelas Forjas Taurus S.A., com sede no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Inspirado no projeto da Beretta 92, de fabricação italiana, esse modelo foi adaptado para receber munição .40 S&W ao invés de 9mm Parabellum. Foi adotada por diversas instituições policiais para porte pessoal e operacional dos seus agentes. Trata-se de pistola de ação dupla (no primeiro disparo) e ação simples (nos disparos subseqüentes).

Taurus PT 24/7

Pistola PT 24/7 é uma arma de fogo semi-automática de fabricação brasileira, produzida pelas Forjas Taurus S.A., com sede no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foi adotada por diversas instituições policiais brasileiras, em especial as Polícias Militar, Civil e Científica de São Paulo, para porte pessoal e operacional dos seus agentes.

 Remington 870

O modelo Remington 870 é um norte-feita espingarda fabricada pela Remington Arms Company, Inc. é amplamente utilizado pelo público para tiro desportivo, caça e defesa. Também é comumenteusado por policiais e organizações militares em todo o mundo.

 

 

Famae MT.40

A FAMAE SAF é uma pistola-metralhadora produzida, desde 1996, pela FAMAE, empresa estatal de armamento do Chile. Além das forças armadas e de segurança do Chile, a arma está ao serviço de diversos outros países. A SAF funciona por recuo, operando com a culatra fechada. Baseia-se na espingarda automática suíça SIG 540, fabricada sob licença pela FAMAE nadécada de 1980. Basicamente o projecto consiste na versão curta da SG 540 com a culatra substituída.

 

ParaFAL

O fuzil de calibre 7,62mm M964A1, o ParaFAL, é uma versão do fuzil M964 com coronha rebatível e atende a todos os requisitos técnicos e operacionais estabelecidos pelo Exército Brasileiro. Por ser de dimensões e pesos reduzidos, o armamento é ideal para tropas especiais militares e policiais. Em função de sua alta precisão, peso e cadência, o PARAFAL é utilizado pela Polícia Militar de diversos estados, inclusive pela ROTA.