História real do Quartel

  O Batalhão Tobias de Aguiar, criado em primeiro de dezembro de 1891, foi o terceiro Quartel construído no então Corpo Policial Permanente. Projeto de autoria do notável arquiteto RAMOS DE AZEVEDO e inspirado na arquitetura militar francesa, de estilo surgido na Europa, na primeira metade do Século XIX, com o nome de “Estilo Pós-Napoleônico”. Teve como modelo um Quartel da Legião Estrangeira Francesa no Marrocos. Em seu subsolo há uma rede de túneis que faziam ligações com os quartéis vizinhos e com a estação ferroviária.
            O material para sua construção veio de diversas partes do mundo: telhas da França, tijolos da Itália e pinho de Riga, na Rússia. Atualmente, o prédio é patrimônio histórico e está tombado pelo CONDEPHAAT. Além do túnel, há a chaminé, situada do lado externo, próximo ao prédio, que serviu de referencial, durante a Revolução de 1924, contando hoje com marcas de disparos de canhões em quatro pontos.

O quartel do 1ºBPCHQ ROTA SA-MP

Após passar meses com equipamentos abrigados em batalhões de Polícia Militar, o quartel Tobias de Aguiar começou a ser construído, por abril de 2011. A finalização ocorreu dia 10 de Junho, porém, só fôra inaugurada oficialmente como o Batalhão Tobias de Aguiar dia 15 de Junho, as 16:00hs, realizando um evento em favor ao público, para conhecer a história da corporação e suas ações. O batalhão devido ao desgaste, passou por constantes reformas e fôra re-inaugurado dia 15 de agosto de 2011.

 


Entrada do BT, na Av. Tiradentes.



MONUMENTO HISTÓRICO > Homenagem aos Heróis da ROTA que tombaram no combate a criminalidade em São Paulo.



MONUMENTO HISTÓRICO > Homenagem ao Brigadeiro RAFAEL TOBIAS DE AGUIAR.

 


MONUMENTO HISTÓRICO > Homenagem ao Cap PM ALBERTO MENDES JUNIOR, herói símbolo da Polícia Militar do Estado de São Paulo.


MONUMENTO HISTÓRICO > Homenagem aos Heróis da ROTA que tombaram na Guerra de Canudos em 1897.

 

Quadra políesportiva ao lado da saída do batalhão.

 

 -

 

QUARTEL CONSTRUÍDO UTILIZANDO MAP EDITOR MTA 1.0.4.