AQUI&AGORA

Relações Públicas.

ROTA realiza mega-operação e desmantela quadrilha.

Quadrilha era especializada em assaltos a banco. Presidente de clube de futebol e apresentadora de TV estão entre os envolvidos.

 

Na noite de quinta-feira, o serviço de inteligência da ROTA concluiu uma investigação sobre uma quadrilha especializada em assalto a bancos. Após aguardar a reavaliação do Tribunal de Justiça, a ROTA ganhou autorização para cumprir as prisões. Na noite de segunda-feira fôra organizada uma mega-operação para efetuar o serviço de busca, apreensão e prisão, com mandato da justiça, que teve ínicio as 8 horas da noite e finalizada as 4 da manhã de terça-feira. Nosso repórter Cesar Franco acompanhou o pelotão de ROTA Uno, líderado pelo Tenente Coronel Mello. Acompanhe na integra toda a operação.


Pelotão saindo da Base Aguiar.


Tenente Coronel Mello: Estamos agora a caminho da casa do suposto chefe da quadrilha, conhecido na mídia por ser o presidente do Clube de futebol do Piraquetuba. É quanto tempo daqui até lá, ou, Silveira?
Sargento Silveira: Cerca de 6, 5 minutos, chefe.
Tenente Coronel Mello: Certo.

Passa-se cinco minutos e após entrar na rua de Iago Vieira...

Tenente Coronel Mello: Ó ele saindo de carro, fecha ele, fecha ele! [...]

Os policiais descem da viaturas atento ao veículo, com as armas em punho. Vieira mantém as mãos no volante enquanto os rotarianos se aproximam mais. Após isso, Ele retira-se do veículo como se não entendesse a situação, foi então que Mello deu-o voz de prisão. Iago fôra encaminhado ao 9º Distrito Policial de São Paulo, onde foi preso temporariamente.

Tenente Coronel conversando com Vieira, após ser algemado.

Saindo do distrito, o COPOM informa a equipe do Comandante Mello que fôra localizada mais um envolvido com a quadrilha... Dessa vez, uma apresentadora de TV.

Tenente Coronel Mello: QSL, Comando ROTA Uno em QTI. [...] Vamos agora... ao local onde foi informado pelo COPOM, onde estaria Bruna Roxy, que, é uma das chefes da quadrilha.
Reporter: Ela não é a apresentadora do Bom dia São Paulo?
Tenente Coronel Mello: Sim, sim, é conhecida na mídia por este meio, mas também é uma das chefes de quadrilha.

A ação é imediata. A apresentadora é avistada colocando malas de viagem em um furgão, já se preparando para ir embora. Os homens rápidamente descem da viatura e anúnciam a abordagem...

Tenente Coronel Mello: PERDEU! LEVANTA AS MÃOS, AGORA!

Não há outra saída, Roxy levanta as mãos e se rende. Mello dá a voz de prisão enquanto o Sargento Esteves a algema. Após isso, o veículo é averiguado pelos policiais. Nas malas de viagem, fôra encontrado armas e uma grande quantidade de dinheiro.

Sargento Silveira: Chefe! Mala preta com uma quantidade alta em dinheiro e esse armamento aqui encontrado. Na outra mala alí só tem roupas.
Tenente Coronel Mello: Bonito, hein? Como cê explica isso?

Não há explicações, Roxy é colocada na viatura e encaminhada para o 9º Distrito Policial, o mesmo em que Iago Vieira fôra levado.


Momento da prisão de Bruna Roxy, apresentadora do "Bom dia, São Paulo!"

Durante o percurso, Roxy acaba entregando um colega de "trabalho", o seu advogado, que também é envolvido com a quadrilha. Ela entregou-o por uma proposta do Comandante Mello, que disse que poderia solta-la se ela ajudasse a dar a localização dos membros da quadrilha. Apesar de ela ter entregado, o acordo, óbviamente, não foi feito e a equipe deslocou-se rápidamente para o escritório do mesmo, onde supostamente estaria escondido. Chegando no local, lá estava Gabriel *****, armado e ameaçando matar quem entrasse. Após negociações, ele se entregou a polícia.

Gabriel *****, no momento em que fôra algemado e dado-lhe a voz de prisão.

Novamente o pelotão retorna ao mesmo distrito, dessa vez para deixar o advogado de Roxy. E o frio corta as ruas de São Paulo as três da madrugada e o pelotão retorna ao batalhão para pegarem os capotes. Não demorou 2 minutos e já saíram da Base Aguiar, novamente, em objetivo de cumprir os mandatos.

Tenente Coronel Mello: Nesse momento estamos a caminho do esconderijo da quadrilha, onde, finalizaremos toda a ocorrência, em objetivo de limpar o local, e se houver individuos, dar aí... a voz de prisão aos mesmos.

Chegando no local, um suspeito é rendido quando tentava sair dalí com seu veículo, um Ford GT, avaliado em 300 mil reais. Apesar de não encontrado nada com ele e no veículo, os policiais o mantém alí, desconfiados.

Sargento Silveira: Chefe, esse aí parece que é um dos membros da quadrilha, não tenho a confirmação da identidade ainda, tô aguardando o COPOM responder e...

O suspeito corre para dentro do esconderijo, pula muros e muros, porém, fica cercado, pois não pode alcançar uma parede alta. É o fim da linha! Foi algemado e após a confirmação do COPOM, fôra oficialmente preso. Thiago Almeida é jovem e possue apenas 21 anos. Segundo o COPOM, ele já teve passagens pela polícia por Assalto a mão armada.

Suspeito cercado pelos policiais, se rendendo.

Tenente Coronel Mello: Com essa ultima prisão, encerramos aí a operação, que... foi um sucesso: As outras guarnições já informaram e cumpriram os mandatos e agora vamos entrega-lo a Polícia Civil para realizar o procedimento restante aí...

Os individuos presos serão julgados e se sentenciados podem pegar mais de 20 anos de cadeia por conta das diversas práticas criminosas que a quadrilha vinha realizando.

Tenente Coronel Mello: Bom, ao totalizar, foram... 12 mandatos cumpridos. As outras equipes... trabalharam aí com rapidez e agilidade... Houve um tiroteio... Naonde que foi o tiroteio, Souza?
Estagiário Diego Souza: Foi no Belénzinho.
Tenente Coronel Mello: Um tiroteio no belenzinho... um policial foi baleado, parece que foi baleado na perna, correto?
Estagiário Diego Souza: Sim, senhor.
Tenente Coronel Mello: Já foi socorrido e passa bem. O individuo que acertou o policial também foi alvejado só que entrou em óbito. Infelizmente, ocorreu o caso, mas... é isso, ele fez a escolha dele, partiu pro crime, não pensou duas vezes na hora que a ROTA chegou e... pá-pum! Entrou-se aí... em óbito. Mais uma vez aí... a ROTA auxiliando São Paulo, dando um basta no crime organizado.

 

Pelotão de ROTA Uno.

 

O membro da quadrilha morto na troca-de-tiros contra a ROTA foi identificado como Alexandre Gouvea, que, por sua vez, já possuía diversas passagens pela polícia, inclusive, pela morte de um policial em 2007. Todas as pessoas que foram presas foram encaminhadas ao 9º DP de São Paulo, onde, ficarão temporariamente, aguardando o julgamento.